Profa. Andréa Galvão - Sempre pensei em fazer algo importante para a vida das pessoas...



Estamos iniciando uma série de entrevistas com professores e funcionários do ICC, o objetivo é prestigiar, honrar, valorizar e elevar a autoestima dos nossos colaboradores, e com isto, cumprir com o valoroso papel da escola: cooperar com o desenvolvimento das pessoas, enaltecendo a sua importância na sociedade e obviamente dentro da nossa instituição.

Andréa Galvão é graduada em Biologia com especialização em Educação Ambiental pela UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Além de lecionar Inglês e Espanhol. Há 12 anos integra a equipe de professores do ICC, sendo uma professora muito respeitada pelos alunos, direção, funcionários e demais docentes.


BlogICC: Porque você decidiu ser professora, quais os fatores que lhe motivaram a escolher a profissão?
Andréa: As vezes acho que a profissão foi quem me escolheu. Sempre pensei em fazer algo importante para a vida das pessoas e, quando comecei a dar aulas, percebi que poderia fazer isso como professora.

 BlogICC: Como você resumiria a sua trajetória escolar (de aluna até ser professora)? Quais as dificuldades enfrentadas? Você teve apoio ou apoiadores?
Andréa: Minha vida escolar teve início aos quatro anos de idade, quando fui matriculada numa escolinha pequena, perto de casa e, desde então, nunca passei um ano fora das salas de aula.  Sempre fui aquele tipo de estudante questionador, que não leva dúvidas para casa, e mesmo com as dificuldades da escola pública, buscava o melhor, até conseguir estudar em instituições como o IFRN e a UFRN, onde o mérito é determinante para o ingresso e para o sucesso. Minha mãe, que não teve a oportunidade de concluir os estudos, e talvez por isso, sempre foi o apoio que precisei para fechar todos os ciclos do meu desenvolvimento cognitivo. De aluna a professora... Isso foi algo que aconteceu naturalmente. Ainda era graduanda quando comecei a lecionar.
 
BlogICC: Na sua opinião, por que a educação no Brasil vem se deteriorando?
Andréa: Vários fatores contribuem para a deterioração do sistema educacional brasileiro, dentre eles, a desvalorização da educação, por parte dos gestores públicos, que menosprezam tanto a infraestrutura das escolas, quanto os profissionais da área e, principalmente, o potencial de
Alunos do 3ª Série Ensino Médio homenageiam a professora Andrea Galvão
desenvolvimento dos jovens; e os efeitos da era tecnológica, que torna tudo muito mais rápido e acessível, o que não é ruim, mas que, sobre os mais jovens, pode gerar resultados negativos, como a diminuição do interesse por assuntos relacionados ao currículo escolar, dificuldade de concentração e atenção e falta de expectativas quanto ao futuro, já que tudo é muito imediato e eles não têm paciência para pensar em coisas de médio e longo prazos. Estes são os principais, do meu ponto de vista, mas se levarmos em conta fatores socioeconômicos e até familiares, veremos que o problema tem raízes bem mais profundas.  

BlogICC: Você acha que o conteúdo pedagógico, proposto pelo MEC, nas disciplinas que você leciona é satisfatório? Cooperam para o êxito dos alunos quando são submetidos a provas pré-universitárias?
Andréa: Nas escolas, pensa-se e trabalha-se com várias metodologias de ensino modernas, mas nas universidades, apenas com uma, a bancária, a qual estão atrelados os processos seletivos. Nos dias atuais, não dá mais para ser apenas conteudista, por isso, acredito que uma metodologia onde os estudantes não só aprendam conteúdos, mas também racionem sobre as diversas formas de usar esses conteúdos, transformando-os em conhecimentos, para solucionar os mais diversos tipos de problemas do cotidiano, pode cooperar, sim, para que eles tenham êxito em qualquer tipo de seleção.
   

BlogICC: Você já está há mais de uma década lecionando no ICC. Ao que atribui todo esse tempo de parceria?  
Andréa: Nossa, como o tempo passa rápido! Acredito que essa parceria deve-se à gestão da empresa que tem acreditado e confiado no meu trabalho, à minha capacidade de adaptação e crescimento contínuos e a Deus, que é a “liga” que une ambas as partes, sem a qual não haveria caminhada conjunta, por todo esse tempo.
 

BlogICC: Como você vê o aluno INTELECTUAL, do ensino médio?
Andréa: Os alunos INTELECTUAIS são muito bons. Tirando o desinteresse e a indisciplina de alguns poucos, podemos dizer que são estudantes capacitados para enfrentar os desafios propostos pela disputa acirrada por um “lugar ao sol” imposta à sociedade atual. Muitos deles nos orgulham com seus desempenhos em exames internos e externos como os do IFRN e o do ENEM, por exemplo.  

BlogICC: Quais são as suas expectativas para o ano de 2016, no ICC?
Andréa: Minha expectativa é de cada dia melhorar meu desempenho, rumo à formação de cidadãos capazes de fazer escolhas coerentes com seu nível de desenvolvimento, fortalecendo ainda mais a parceria já existente, contribuindo, assim, com o crescimento e o sucesso da empresa que me abriga.

+ POSTAGENS

Mostrar mais