Alunos que se ATRASAM com frequência, demonstra falta de autoridade dos PAIS!

A pontualidade relaciona-se com o facto de tomar diligências no sentido de fazer as coisas antecipadamente ou ainda de chegar a (ou partir de) um determinado lugar à hora combinada. Por exemplo: “Preciso que você me entregue o trabalho com pontualidade. Caso contrário, vamos ter problemas com o cliente”, “Chegaste uma hora mais tarde, a tua pontualidade deixa muito a desejar…”, “O avião partiu com pontualidade. Por isso, deveremos estar no Brasil antes do meio-dia”.

O valor da pontualidade varia consoante a cultura e o contexto. No mundo ocidental, um atraso de cerca de quinze ou vinte minutos costuma ser mais ou menos bem tolerado em circunstâncias normais (para encontrar-se com alguém num bar, chegar a casa de alguém na qualidade de convidado, etc.). "No entanto, as culturas orientais consideram a impontualidade uma falta de respeito, e em alguns casos demonstra um caráter duvidoso, independentemente da razão."

A pontualidade, na hora de chegar ao local de trabalho ou às aulas, também é bastante importante. Se a pessoa não cumprir o horário previsto, sujeita-se a ser sancionada, a menos que consiga justificar o motivo dessa impontualidade. O funcionamento dos meios de transporte deve ser sempre pontual pois, falhando, os respectivos, por sua vez, também não conseguem cumprir os seus próprios compromissos em termos de tempo. http://conceito.de/pontualidade
É necessário ensinar os alunos a valorizar o respeito ao compromisso no horário previsto... Porque se não vamos gerar uma geração de alunos que não conseguirão fazer as provas do ENEM... E em se tratando do exame nacional, atraso é punido com o impedimento do aluno as provas, "portões trancado"
Trânsito, pequenos incidentes domésticos, despertador que não toca... Para os pais, não faltam desculpas na hora de justificar a falta de pontualidade. Claro que todo mundo está sujeito a um imprevisto, mas atrasos recorrentes dos filhos na escola podem se tornar um problema sério na vida das crianças e dos adolescentes. E o papel dos pais é dar o bom exemplo. "Uma ação vale mais que mil palavras. Se os pais não conseguem ser pontuais, essa falta de pontualidade, inevitavelmente, acabará refletindo no comportamento das crianças", alerta Francisco Aparecido Cordão, conselheiro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação.

A psicopedagoga Marcia Zebini concorda. "Os pais serão sempre aqueles que têm a missão de educar para a autonomia, para a vida adulta. Pais que desde cedo têm uma conduta de educar pelo exemplo - em todos os sentidos, mas mais especificamente em relação à pontualidade - não têm problemas quanto à frequência dos filhos adolescentes no dia a dia escolar", afirma.

A pontualidade deve ser regra desde a pré-escola. "Chegar no horário, ou com uns 15 minutos de antecedência, é importante por várias razões. A principal delas é a contribuição para a formação de um indivíduo capaz de respeitar regras e normas e conviver de forma adequada em sociedade", diz a psicopedagoga Marcia Zebini. "A criança aprende na prática os benefícios de assistir uma aula desde o princípio, sem interferir negativamente na vida dos colegas e do professor - sem interromper uma explicação e desviar a atenção das crianças que respeitaram a regra da pontualidade", acrescenta. http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/pontualidade-escola-734872.shtml




+ POSTAGENS

Mostrar mais