O impacto das REDES SOCIAIS no processo de ENSINO e aprendizagem!

De acordo com o artigo, a educação nunca foi centro de tantas atenções como nos dias atuais e isso se deve ao grande uso e consequentemente ao avanço desenfreado das tecnologias. A geração do século XXI, não está preparada para uma educação tradicional, onde a didática aplicada se resuma as quatro paredes de uma sala de aula, nem tão pouco as metodologias ineficazes e obsoletas que não podem concorrer a mega estrutura das TIC’S- Tecnologias da Informação e da Comunicação- ou seja, a informação tem hoje uma possibilidade macro, no sentido amplo da comunicação e consequentemente de um aprender mais dinâmico, que possibilita uma aprendizagem colaborativa e que tanto estimula essa nova geração de inteligências múltiplas.

Acredito que o aprendiz dessa nova era, passou a construir pensamentos propositados e reflexivos sobre o que acredita a partir de experiências e observações próprias, abstraídas do mundo externo e acrescentado valor ao que já era preconcebido e estabelecido em sua cultura, internalizando uma compreensão possível do “todo”. A geração net, como cita a autora, tem uma relação de autoaprendizagem mais ampla, porém é de extrema importância nos resguardarmos de algumas reflexões que podem ter impactos negativos a esta educação, lembrando ainda que, a prática docente e a mediação do professor não deve ser diminuída e que sua importância é imprescindível para o processo de ensino-aprendizagem.

É bem verdade que, o impacto das redes sociais na educação tem proporcionado integração, comunicação, reconhecimento da sua identidade e dessa forma proporcionado a informação de um conhecimento tácito. No entanto é viável também repensar a escola como premissa básica para o desenvolvimento das inteligências, primando esta, pela qualidade e pelos recursos diferenciados do processo de ensinar e aprender, viabilizando e se adequando ao novo perfil do aluno(a) dos dias de hoje, levando em consideração que os estímulos e desafios para esse jovem, vão muito além de um conjunto de informações transmitidas pelos professores aos alunos. Ora, se a educação consiste em demonstrações transmitidas, então, porque não utilizar as redes sociais neste processo?
“A teoria sem a prática vira 'verbalismo', assim como a prática sem teoria, vira ativismo. No entanto, quando se une a prática com a teoria tem-se a práxis, a ação criadora e modificadora da realidade”.(FREIRE, 1974)

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado

+ POSTAGENS

Mostrar mais