Profa. Vaneide Dantas - "Aprendi que para ser um professor tem que ter vocação..."



A entrevistada do blog desta semana é a professora Vaneide Dantas. Graduada em letras com habilitação em português e espanhol e suas respectivas literaturas. Além de ser pós-graduada em ensino de português e linguística, atuando como docente há quase 13 anos. No INTELECTUAL a Profa. Vaneide, leciona para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio.


Blog ICC: Porque você decidiu ser
professora, quais os fatores que lhe motivaram escolher a profissão?
Vaneide: Quando eu estava concluindo a 3ª série do ensino médio fui convidada para ser auxiliar de professora da educação infantil, gostei tanto da experiência que acabei me identificando com essa profissão.

Blog ICC: Como você resumiria a sua trajetória escolar (aluno até ser professora) Quais as dificuldades enfrentadas e se você teve apoio ou apoiadores?
Vaneide: Nas séries iniciais eu tive muita dificuldade no processo de ensino-aprendizagem,

principalmente na disciplina de português. Quando cheguei ao fundamental II tive o privilégio de ser aluna da Profa. Conceição Chianca, da disciplina de português, que com sua sabedoria me fez acreditar que quem pensa positivo desbloqueia a mente e abri leques para novos conhecimentos. "Aprendi que para ser um professor tem que ter vocação e toda vocação nasce de um grande amor, de uma grande esperança por um mundo melhor, por isso decidi abraçar essa profissão tão árdua, mas ao mesmo tempo tão gratificante."

Blog ICC: Na sua opinião porque a educação no Brasil vem se deteriorando?
Vaneide: A desvalorização do profissional da educação cresce a cada dia devido a vários fatores: Falta de investimento em materiais para serem utilizados no dia a dia, salários baixos, má qualificação profissional, falta de reconhecimento, entre outros. Acredito que


todo aprendizado deve acontecer de uma forma prazerosa e espontânea. Hoje há várias maneiras para o professor transmitir seus conteúdos e conhecimentos dos assuntos, facilitando o ensino-aprendizagem e preparando o discente para ser submetido a qualquer processo seletivo. Já participei do projeto RN Caminhando, que é um programa de alfabetização de jovens, adultos e idosos com recursos do Governo Federal com duração de oito meses e contempla alunos não alfabetizados a partir de 15 anos de idade e que não pertence a nenhuma programação de alfabetização.

Blog ICC: Você está há 9 anos anos lecionando no ICC ao que você atribui todo este tempo de parceria?
Vaneide: Comecei a lecionar em setembro de 2002 em uma pequena escola no interior do estado (Jardim do Seridó) em agosto de 2006 tive a oportunidade de substituir uma professora no ICC e em 2007 Deus me deu o privilégio de trabalhar nessa empresa maravilhosa que confiou no meu trabalho. Acredito que essa parceria de vários anos deve-se ao carinho dos alunos, a gestão da escola e a todo corpo docente.

Blog ICC: Como você vê o aluno do INTELECTUAL do ensino médio?
Vaneide: Vejo que a juventude hoje em dia tem seus valores modificados e que precisamos estar antenados a esse movimento para melhor atendê-lo. Graças a Deus temos muitos alunos bons e capacitados para submeter a exames nacionais como IFRN e ENEM.
 
Blog ICC: Quais são as suas expectativas para o ano de 2016 no ICC?
Vaneide: Minhas expectativas para esse ano letivo é semear com sabedoria, motivando e facilitando o aprendizado dos alunos para colher bons frutos no futuro.





+ POSTAGENS

Mostrar mais