Dia Internacional da Música é celebrado no mundo em 21 de Junho!

No dia Intenarcional da Música, vários shows são realizados em todo mundo (Foto: Divulgação / Fête de la Musique)O Dia Internacional da Música nasceu de uma manifestação musical realizada na França, no dia 21 de junho de 1982, que ficou conhecida como Fête de la Musique (O dia da música). Desde então, a ideia do evento, fomentado pelo Ministério da Cultura francês, cresceu e se espalhou, sendo celebrado hoje, em mais de 460 cidades de 110 países, incluindo Alemanha, Austrália, Itália, Egito, Síria, Marrocos, Colômbia, Chile, Nepal, Japão, entre outros.

O Fête de la Musique tem o objetivo de promover a música de duas maneiras. Uma delas estimula, com o slogan 'faites de la musique' (fazer música), músicos amadores e profissionais a realizem shows nas ruas. A outra diz respeito à organização de concertos gratuitos, fazendo com que o público tenha acesso a todos os gêneros de música. Fonte: http://redeglobo.globo.com/globocidadania/noticia/2013/06/dia-internacional-da-musica-e-celebrado-no-mundo-em-21-de-junho.html

O que é música?
A pergunta “o que é música” tem sido alvo de discussão há décadas.
Alguns autores defendem que música é a combinação de sons e silêncios de uma maneira organizada. Vamos explicar com um exemplo: Um ruído de rádio emite sons, mas não de uma forma organizada, por isso não é classificado como música. Essa definição parece simples e completa, mas definir música não é algo tão óbvio assim. Podemos classificar um alarme de carro como música? Ele emite sons e silêncios de uma maneira organizada, mas garanto que a maioria das pessoas não chamaria esse som de música.
Então, o que é música afinal?

De uma maneira mais didática e abrangente, a música é composta por melodia, harmonia e ritmo.


Melodia é a voz principal do som, é aquilo que pode ser cantado.



Harmonia é uma sobreposição de notas que servem de base para a melodia. Por exemplo, uma pessoa tocando violão e cantando está fazendo harmonia com os acordes no violão e melodia com a voz. Cada acorde é uma sobreposição de várias notas, como veremos adiante em outros tópicos. Por isso que os acordes fazem parte da harmonia.

Obs: Vale a pena destacar que a melodia não necessariamente é composta por uma única voz; é possível também que ela tenha duas ou mais vozes, apesar de ser menos frequente essa situação. Para diferenciar melodia de harmonia nesse caso, podemos fazer uma comparação com um navio no oceano. O navio representa a harmonia e as pessoas dentro do navio representam a melodia. Tanto o navio quanto as pessoas estão se mexendo, e as pessoas se mexem dentro do navio enquanto ele trafega pelo oceano. Repare que o navio serve de base, suporte, para as pessoas. Elas têm liberdade para se movimentar apenas dentro do navio. Se uma pessoa pular para fora do navio, será desastroso. Com melodia e harmonia, é a mesma coisa.

Ritmo

Ritmo é a marcação do tempo de uma música. Assim como o relógio marca as horas, o ritmo nos diz como acompanhar a música.


Cada um desses três assuntos precisa ser tratado à parte. Um conhecimento aprofundado permite uma manipulação ilimitada de todos os recursos que a música fornece, e é isso o que faz os “sons e silêncios” ficarem tão interessantes para nosso ouvido. Aqui no Descomplicando a Música você vai aprender como trabalhar tudo isso. Afinal, mais importante do que saber o que é musica, é saber como trabalhar em cima dela.


Fonte: http://www.descomplicandoamusica.com/o-que-e-musica/ 

+ POSTAGENS

Mostrar mais