O lazer como ferramenta socioeducativa!

    Por muito tempo as pessoas buscávamos crescimento por meio da educação e do trabalho, mas ignoravam, e ainda ignoram, o lazer como agente do processo de crescimento; e ainda separam, de forma clara, a educação dotrabalho e do lazer; separam estes três fatores que deveriam ser entendidos em conjunto. O indivíduo deve buscar a harmonia entre o saber (educação), o fazer (trabalho) e o lazer (sentir). Segundo Marcellino (1983), ainda há certo preconceito quanto à validade da valorização do lazer na educação, tratando-a como supérflua.
As sociedades em todo o mundo estão passando por profundas transformações sociais e econômicas, as quais produzem mudanças significativas no padrão e na quantidade de tempo livre disponível para o indivíduo, durante o transcorrer da vida. Essas tendências terão implicações diretas para uma gama de atividades de lazer que, por sua vez, influenciarão a demanda pelo suprimento de bens e serviços de lazer.

CONCEPÇÕES DE LAZER - O lazer, do latim licere, que significa ser lícito, ser permitido, poder-se fazer, é um fenômeno da sociedade industrial. A exaltação exagerada do trabalho fez surgir dialeticamente a valorização do não-trabalho. Tempo desobrigado que pode se transformar em tempo livre, no qual se vivencia o lazer. Com relação aos conceitos existentes sobre lazer, pode-se dizer que os principais trabalhos e conceitos sobre lazer fundamentamse na concepção teórica do sociólogo Dumazedier (2001), o qual define lazer como um conjunto de ocupação às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, para divertir-se, recrear-se e entreter-se, ou ainda para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desembaraçar se das obrigações familiares, profissionais e sociais.Camargo (1989) define lazer como um conjunto de atividades gratuitas, prazerosas, voluntárias e libertárias, centradas em interesses culturais, físicos, intelectuais, artísticos e
associativos, realizado num tempo livre roubado ou conquistado historicamente sobre a jornada de trabalho profissional e doméstico e que interfere no desenvolvimento pessoal e social dos indivíduos. Domenico De Masi (2000) afirma que estamos caminhando em direção a uma sociedade fundamentada não mais no trabalho, mas no tempo vago. Este cita, ainda, que estamos trabalhando cada vez mais com o cérebro e não mais com as mãos.
A EDUCAÇÃO PARA O LAZER - A Escola é pilar básico na sociedade, primordial para a formação de indivíduos e da própria comunidade em que se integram. Para Ferreira Neto (1984), a Escola representa o
espaço onde se criam condições para promover, de modo organizado, as aquisições consideradas fundamentais para o desenvolvimento do educando. Uma das tarefas da Escola refere-se a
proporcionar, aos alunos, conhecimentos e oportunidades para que estes possam viver, conviver e trabalhar, dando sentido às suas vidas. Atualmente, não se pode alcançar tais objetivos com uma ótica voltada apenas para uma educação para o trabalho, mas sim paralelamente para uma de educação para e pelo lazer.

Fonte:  Myriam de Andrade Caminha Costa - Docente do Curso de Turismo da UNOESTE.

 

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