A importância das aulas de campo como estratégia de ensino-aprendizagem!

     Para muitos autores a aula de campo é definida como uma atividade extraclasse ou estudo do meio, este tipo de aula tem se tornado cada vez mais importante e frequente, para que o aluno entenda conceitos discutidos dentro das quatro paredes da sala de aula. Pois na aula de campo o aluno entra em contato direto e real com seu objeto de estudo, tornando esse tipo de aula uma metodologia eficaz.

Segundo Hencklein (2013, p.2), diz que:
“Essa metodologia admite além do entendimento conceitual a aquisição de conhecimento procedimental, pois durante a aula de campo são utilizadas diversas técnicas de coleta de dados para posterior interpretação e discussão permitindo uma interação muito maior do aluno com o assunto que está sendo ensinado”.
    Se o professor não oferece meios para o desenvolvimento de técnicas em campo, os alunos posteriormente terão grandes dificuldades para interpretar e discutir dados coletados durante a excursão, e esta aula não terá significado plausível. É necessário que o professor seja acima de tudo pesquisador, que consiga incentivar o aluno a entender temas científicos que aumente seu poder intelectual, buscando sempre motivar o processo de ensino-aprendizagem.
    A alfabetização científica se torna fundamental, porque a aula de campo proporciona grande diversidade de artefatos pedagógicos e quando o aluno não aprende cientificamente o significado do objeto em estudo ficará difícil ter um olhar críticoreflexivo, o impedindo de explorar as potencialidades do ambiente em estudo.
Segundo Silva e Campos (2015), a aula de campo ultrapassa o simples espaço observado para alcançar uma leitura ampla sobre a paisagem, na perspectiva holística e interdisciplinar, permitindo analisar como um objeto único integra diferentes partes de um sistema maior que é a Terra.
    No intuito de elucidar a importância das aulas de campo para o processo de ensino-aprendizagem, desmistificando que esse tipo de aula seja apenas uma viagem ou entrar um como passeio e diversão, que se fez necessário uma busca bibliográfica que esclareça ao leitor e principalmente aos profissionais da área da educação da importância de tal aula para os diversos níveis de formação. É fundamental deixar claro que ações educativas precisam vencer os métodos tradicionais de se desenvolver uma aula, buscando um processo ativo e didático que vise atrair o aluno estimulando sua participação. “Essas experiências determinam as escolhas do indivíduo em suas ações, na vida prática, bem como na sua apropriação em torno das características ambientais que perpassam os momentos em que o homem interage com o ambiente” (SILVA E CAMPOS, 2015, p.22).
    No entanto cabe aqui ressaltar que as aulas de campo, ou aulas vivenciadas só terão eficácia como uma metodologia na construção do conhecimento se a mesma estiver aliada as teorias ensinadas na sala de aula (ambiente formal). Pois um método não anula o outro, apenas complementa como parte de uma complexa teia que é o processo educativo.

Fonte: Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.5, p. 45137-45145 may. 2021

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