Atualmente é essencial procurar diferentes
formas e novas metodologias de ensino a fim de manter os estudantes
motivados e interessados em aprender. Novos paradigmas entram em cena como uma nova visão da mente humana, reformando a escola convencional. O
educador deve criar e se desafiar a novas atividades, tornando as aulas
mais dinâmicas enriquecedoras. Deste modo, é fundamental elaborar
diferentes atividades durante o ano letivo como gincana escolar, para
que os alunos se envolvam, fazendo parte de uma equipe e que podem fazer
a diferença no grupo, desenvolvendo assim a cooperação, socialização e
aprendizagem. (ANTUNES, 2001). A gincana é um recurso didático e auxilia
no processo de ensino-aprendizagem. Segundo Souza (2007), recurso
didático é todo material utilizado como auxílio no ensino-aprendizagem
do conteúdo proposto para ser aplicado, pelo professor, a seus alunos.
Neste sentido, a gincana escolar
organizada no ambiente educacional, contando com atividades que visam
criar condições de sociabilizar e desenvolver, e sendo utilizados os
diversos espaços disponíveis na escola, poderá trazer resultados
significativos aos alunos, à comunidade escolar e à sociedade como um
todo. (CAVALLARI; ZACHARIAS, 2008). Levando em conta toda a diversidade
escolar, reconhecer as habilidades de cada um dentro do contexto da
gincana, para assim, valorizar todos os sujeitos participantes, pois,
para Gómez e Terán (2014), a possibilidade de aprender, participar, se
comunicar e interagir em um contexto educacional que leva em conta as
diferenças, que oferece a possibilidade de colocar-se no lugar do outro,
realizar um trabalho cooperativo, com respeito, beneficia a todos.
Fonte:https://monografias.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/gincana-escolar-no-processo-de-ensino-aprendizagem.htm
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