O benefício educacional e social de uma gincana!

    Atualmente é essencial procurar diferentes formas e novas metodologias de ensino a fim de manter os estudantes motivados e interessados em aprender. Novos paradigmas entram em cena como uma nova visão da mente humana, reformando a escola convencional. O educador deve criar e se desafiar a novas atividades, tornando as aulas mais dinâmicas enriquecedoras.  Deste modo, é fundamental elaborar diferentes atividades durante o ano letivo como gincana escolar, para que os alunos se envolvam, fazendo parte de uma equipe e que podem fazer a diferença no grupo, desenvolvendo assim a cooperação, socialização e aprendizagem. (ANTUNES, 2001). A gincana é um recurso didático e auxilia no processo de ensino-aprendizagem. Segundo Souza (2007), recurso didático é todo material utilizado como auxílio no ensino-aprendizagem do conteúdo proposto para ser aplicado, pelo professor, a seus alunos.
    Neste sentido, a gincana escolar organizada no ambiente educacional, contando com atividades que visam criar condições de sociabilizar e desenvolver, e sendo utilizados os diversos espaços disponíveis na escola, poderá trazer resultados significativos aos alunos, à comunidade escolar e à sociedade como um todo. (CAVALLARI; ZACHARIAS, 2008). Levando em conta toda a diversidade escolar, reconhecer as habilidades de cada um dentro do contexto da gincana, para assim, valorizar todos os sujeitos participantes, pois, para Gómez e Terán (2014), a possibilidade de aprender, participar, se comunicar e interagir em um contexto educacional que leva em conta as diferenças, que oferece a possibilidade de colocar-se no lugar do outro, realizar um trabalho cooperativo, com respeito, beneficia a todos. 

Fonte:https://monografias.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/gincana-escolar-no-processo-de-ensino-aprendizagem.htm

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