Um veneno chamado: FRITURAS!

Alguns Motivos Para Deixar de Consumir Frituras?
Estudos indicam que as frituras não são saudáveis, não só por fornecerem uma maior quantidade de gordura, muito maior do que a necessária, mas também por ser uma gordura saturada que é responsável por: aumento do colesterol LDL (o mau), doenças cardiovasculares, aumento da pressão arterial, desenvolvimento de câncer, redução do crescimento, má absorção de nutrientes, diminuição da fertilidade, acidente vascular cerebral (AVC), entre outras.

Mas mesmo a fritura sendo preparada com óleos vegetais de qualidade reconhecida, ao realizar-se da forma tradicional, os óleos são transformados em gordura saturada, menos necessária na nossa alimentação.

Na fritura não podemos levar unicamente em conta a boa qualidade do óleo utilizado, outros fatores são também importantes como: o tempo que o alimento ficou imerso, o tempo que o óleo está aquecido, o número de repetições ou reutilizações desse desse óleo, a temperatura do óleo na fritura….

O consumo regular de alimentos fritos tais como batatas fritas, frango frito ou mandioca frita está associado a um risco aumentado de desenvolver câncer de próstata, o efeito parece ser maior para as formas mais agressivas da doença, de acordo com um estudo de cientistas do Centro Fred Hutchinson de Pesquisa sobre o Câncer, da Divisão de Ciências da Saúde Pública do Centro Hutchinson, dos EUA e publicaram suas descobertas na revista “The Prostate”.

As frituras podem inibir o bom funcionamento do pâncreas, dificultando a digestão e provocando o entupimento dos vasos sanguíneos.

Com o consumo contínuo de frituras alguns componentes, como os ômegas 3 e 6, protetores do sistema cardiovascular, desaparecem.

Pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte acompanharam 90 mil mulheres saudáveis com idades entre 50 e 79 anos, na pós-menopausa, constataram que as que consumiam frituras e produtos industrializados em grandes quantidades corriam risco de sofrer um derrame 39% maior do que o grupo que consumia aproximadamente 3 vezes menos frituras e produtos industrializados.

A fritura pode estimular o acumulo de gordura abdominal e também pode levar a um estado resistência à insulina que pode trazer sintomas como cansaço, mal estar, falta de energia, dores de cabeça, etc.

Devemos nos lembrar que facilmente atingimos o excesso de gorduras saturadas se utilizarmos como alimentação habitual a comida industrializada, pois são variadas as fontes alimentares dessas gorduras, as quais a maioria de nós consome diariamente como carnes, leites, queijos, bolachas, biscoitos, produtos industrializados, sorvetes, etc. Ou seja, sem perceber consumimos muito mais do que deveríamos deste tipo de gordura.

Desta forma, as frituras devem ser consumidas esporadicamente, a substituição destes tipos de gorduras por opções mais saudáveis deve ser realizada diária e continuamente, junto com a implantação de hábitos e alimentos saudáveis, para prevenção de doenças e para nosso bem estar. Vale lembrar que sem esforço as preparações de frituras são facilmente substituídas por saborosas receitas grelhadas, cozidas, ensopadas e assadas.

Fonte:http://www.gulosoesaudavel.com.br/2013/11/28/motivos-deixar-consumir-frituras/

+ POSTAGENS

Mostrar mais