A importância do EDUCADOR FÍSICO!

Um professor essencial para a saúde
Na escola, o educador físico cada vez mais é visto - e com razão! - como um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento corporal e mental de crianças e jovens

Dos neurônios aos músculos, passando por ossos e órgãos internos, o organismo juvenil está em pleno desenvolvimento. Trata-se de uma época essencial à formação da estrutura física.

A cabeça da molecada absorve cálculos, eventos históricos e línguas diferentes como uma esponja. Essa, portanto, é a fase mais propícia para guardar diversos conceitos na memória pelo resto da vida. O princípio acima, que você provavelmente já conhece, não se restringe às aulas de matemática, geografia, português... Na realidade, se há um momento para fixar a ideia de que as atividade físicas podem ser extremamente prazerosas e benéficas, é o que abrange a infância e a adolescência. "A literatura científica mostra que, quando as primeiras experiências com exercícios são positivas, a pessoa tem bem mais chances de não se tornar sedentária nas décadas seguintes", relata Rodrigo Siqueira Reis, educador físico da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. E quem melhor do que um professor graduado em educação física para oferecer esse contato agradável com o mundo dos esportes, da dança, das lutas e por aí vai?

"Sempre me perguntam porque escolhi ser professora (ainda mais de Educação Física), e não vou mentir, eu mesma já me fiz essa pergunta... O porque de uma profissão tão cheia de responsabilidades e sem muito reconhecimento, como é aqui no Brasil. Daí eu penso que dias difíceis (trabalhar com adolescentes não é fácil) e cansativos não são maiores que o prazer de fazer outras pessoas terem momentos e experiências que levarão para o resto da vida... Além disso, ouvir um " você é a melhor professora" ( por mais que digam isso para todos os outros professores... rs), um "professora eu te amo!" , ou um " Professora, passei no Enem, e to cursando Educação Física", não tem preço! 6º e 7º Ano do ICC #basquete"
 
"Pela sua formação, ele consegue apresentar um leque variado de práticas e, com isso, a probabilidade de ao menos uma delas satisfazer o aluno aumenta", reforça Reis. Não à toa, a grande maioria dos municípios nacionais exige que esse docente possua licenciatura em educação física.

Agora, o trabalho desse profissional não se resume a colocar a meninada para suar em inúmeras modalidades. "Ele também precisa discutir o contexto de cada atividade, desde as regras até sua história, incluindo o que elas representam para a sociedade contemporânea", avalia Marcos Garcia Neira, pedagogo e educador físico da Universidade de São Paulo. Só com esses estímulos, muitas vezes dados fora da quadra, os jovens criam um vínculo forte, crítico e duradouro com os exercícios.

FONTE: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/professor-essencial-saude-702615.shtml

+ POSTAGENS

Mostrar mais