Oxente mininu, eu sou NORDESTINO!

Hoje, 8 de outubro, é o dia do Nordestino. A data foi instituída em 2009, em homenagem ao centenário do nascimento de Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré, poeta popular, compositor e cantor cearense. Além disso, trata-se também de uma homenagem ao célebre Catulo da Paixão Cearense, maranhense de São Luís e autor da famosa música “Luar do Sertão”.
 O “Dia do Nordestino” foi criado em São Paulo, por ser a cidade onde vive o maior número nordestinos de todo o Brasil (com exceção do próprio Nordeste, claro). 

 A cultura popular do Nordeste é muito rica. Seu artesanato, musicalidade, religiosidade, culinária, festividades, mitos, lendas, crendices, costumes, danças, superstições e outras tantas formas de manifestações artísticas deste povo é sensacional.


Sol, calor, dendê, moqueca, arrumadinho, manteiga de garrafa, cuzcuz, alegria, calor humano, oxente, arretado, rochedo, mainha, painho…
Bom, já deu pra perceber que estamos falando do Nordeste, não é mermo? No dia 8 de outubro é comemorado o Dia do Nordestino, desse povo lindo-maravilhoso que aquece o Brasil.

Fonte: Catraca livre