2ª Parte - Semana INTELECTUAL de Trânsito - A vida em primeiro lugar!

De 19 a 23 de Setembro o INTELECTUAL Colégio e Curso, realizou mais uma vez a SEMANA DO TRÂNSITO. Evento que tem como finalidade instruir os alunos a compreender e respeitar as leis do trânsito. A semana iniciou com a presença da equipe de teatro da STTU - Secretaria de Transporte e Trânsito Urbanos  que de forma lúdica promoveu brincadeiras educativas abordando a importância do tema. Os alunos interagiram bastante com a equipe e as lições de cidadania e respeito a vida foram plenamente assimiladas. As leis servem para regular a vida em sociedade. As leis de trânsito são exemplo. Um trânsito seguro é direito de todos, por isso existe um Código de Trânsito Brasileiro, cujas regras devem ser respeitadas e obedecidas. Mas para que possamos obedecer é preciso conhecê-las. Um amigo da Turminha escreveu pra a gente e sugeriu que a gente falasse sobre as regras para um trânsito seguro. O Rafinha tem um montão de histórias pra contar, que vão ajudar a gente nisso.


TRAVESSIA NA FAIXA DE PEDESTRE
Rafinha: A Malu e a Maressa estavam indo para a escola tranquilamente. Conversavam sobre o dia que teriam na escola, cheio de atividades, quando de repente avistaram a Sol do outro lado da rua. Ao vê-la Maressa atravessou a rua correndo e um carro quase a atropelou. Ela esqueceu de olhar para os dois lados. Malu foi até a faixa de pedestre que tinha logo em frente, atravessou, puxou Maressa pelo braço, mostrou a faixa e falou: A faixa de pedestre é o lugar certo para atravessar a rua e, ao fazer isso, é preciso sinalizar com as mãos.

Pois é, gente, devemos respeitar as sinalizações, semáforos, placas, faixas e pedir ajuda para um agente de trânsito quando tivermos qualquer dúvida.

E tem mais... Nesta história não foi só a Maressa que fez coisa errada. A Sol estava andando sozinha na rua, criança deve ficar perto dos adultos quando for atravessar a rua e sempre prestar atenção às sinalizações e aos ruídos.

O MOTORISTA DEVE TER ATENÇÃO QUANDO ESTIVER DIRIGINDO
Rafinha: A Malu, a Maressa e a Sol avistaram de longe Rod e Munani dentro do carro da vó Zita. Malu a chamou, mas ela não ouviu e nem os meninos. A vó Zita é uma boa motorista, está sempre prestando atenção no trânsito e sempre respeita os limites de velocidade.

IMPORTÂNCIA DO CINTO DE SEGURANÇA
Rafinha: A vó Zita estava levando o Rod e o Munani para o parque para andarem de skate e bicicleta. Munani pediu para ir no banco da frente, mas a vó Zita explicou que crianças menores de dez anos não andam no banco da frente. Então, Munani sentou no banco de trás com o Rod e os dois colocaram o cinto de segurança. Garotos espertos, né?! Sabem que o cinto é importante e deve ser usado por todos os passageiros de um carro e ônibus. Munani também contou para o Rod que todos usam cinto de segurança no ônibus em que ele vai para a escola.

DISTRAIR O MOTORISTA JOGANDO COISAS
Rafinha: O Munani contou que alguns colegas seus, quando estão no ônibus escolar, ficam jogando papel uns nos outros e outro dia caiu um no motorista. O motorista ficou assustado e quase bateu o ônibus em um outro que estava na sua frente.
Essa é uma situação muito perigosa, pois atrapalha o motorista e pode causar acidentes. Também não devemos colocar a cabeça ou braço para fora da janela, ou jogar qualquer objeto por ela.

IMPORTÂNCIA DAS CICLOVIAS
Rafinha: Rod e Munani chegaram ao parque e foram andar de skate e bicicleta pela calçada e não viram o professor Ari e o Alex que vinham caminhando no sentido contrário. Acabaram trombando com eles. Ainda bem que ninguém se machucou. O professor Ari disse que eles devem procurar uma ciclovia, que é a pista apropriada para andar de bicicleta e skate. Também falou para prestarem bem atenção quando forem andar em outros lugares, pois existem outras pessoas que utilizam as vias públicas.

BEBIDA E DIREÇÃO

Rafinha: O professor Ari explicou para a gente que as pessoas não podem tomar bebidas alcoólicas (cerveja, vinho, cachaça...) e depois dirigir, pois elas perdem a noção de distância, velocidade e tempo, colocando em risco a própria vida e a e de outras pessoas. Por isso quando alguém beber não deve dirigir. Falou também que quem desobedece as leis de trânsito pode perder a carteira de habilitação, ter o carro apreendido e ser multado.

Todas essas instruções são muito importantes para sabermos como devemos nos comportar nas vias públicas, respeitando o espaço de cada um. Aprendi bastante com as histórias dos meus amigos.
  • Fiquem ligados nas dicas da ONG Criança Segurança
  • Ande sempre pela calçada e afastado da rua.
  • Em estradas ou vias sem calçada, caminhe mais à esquerda possível, no sentido oposto ao dos carros, para poder ver e ser visto.
  • Evite caminhar ouvindo música no fone de ouvido. Além de diminuir a atenção, o pedestre deixa de ouvir os ruídos que podem indicar a aproximação de um veículo.
  • Não saia correndo pelas ruas, nem mesmo nas calçadas.
  • Não ultrapasse correndo.
  • Durante a travessia, nunca volte para buscar objetos caídos no chão.
  • Atravesse a rua sempre pela faixa de pedestre.
  • Atenção: olhe para os dois lados, 2, 3 ou mais vezes, até ter certeza de que nenhum veículo se aproxima e deixe claro a intenção de atravessar;
  • Ao desembarcar de um veículo saia pelo lado da calçada e aguarde que ele se afaste para iniciar a travessia. Nunca atravesse a rua por trás de ônibus, carros, árvores ou outros obstáculos que impeçam que os motoristas o vejam.
Para andar de bicicleta:
Use roupas claras e capacete colorido;
fique atento para monitorar e ouvir o que acontece em sua volta;
use luvas e óculos; não circule por ruas com aparelhos eletrônicos plugados aos seus ouvidos, você estará perdendo um dos sentidos fundamentais à sua atenção.



Fonte: http://www.turminha.mpf.mp.br/as-leis/as-leis-de-transito











































































+ POSTAGENS

Mostrar mais