
O solo é o resultado do intemperismo de rochas por agentes físicos, químicos e biológicos, como a ação de chuvas, de ventos, e seres vivos; aliado à matéria orgânica. Abrigo para diversas espécies, como minhocas, fungos e micro-organismos, é dele que brota uma ampla vegetação, capaz de formar paisagens distintas e permitir a sobrevivência de diversas espécies que interagem entre si e com o ambiente. Graças ao solo, temos fontes de alimento, matéria-prima para os mais diversos fins, reciclagem de matéria orgânica, filtração e abrigo de água, dentre outros.
Em suma, nossa existência está bastante relacionada à sua formação e, por tal motivo, esta data não deve passar em branco nas escolas. Propor aos alunos a apresentação de seminários sobre aspectos relacionados à temática permitirá que compreendam mais profundamente sobre ele.
Para que não se corra o risco de apenas um aluno do grupo preparar a apresentação, ou que cada um se encarregue apenas da parte a que lhe foi atribuída, sugiro que o professor sorteie um integrante, minutos antes da apresentação.
A seguir, apresento alguns temas que podem ser trabalhados nos seminários:
- A importância do solo
- Processos de formação dos solos
- Perfis e horizontes do solo
- A constituição do solo
- Funções do solo
- Os organismos que vivem no solo
- Erosão e degradação do solo
- Empobrecimento do solo
Caso toda a escola se proponha a comemorar este dia, recomendo a visita de um profissional que trabalhe nesta área, a fim de palestrar, ou mesmo apresentar, na prática, alguns aspectos do solo, enfocando seus aspectos e a importância de sua conservação. Tal momento poderá ser encerrado com o plantio ou distribuição de mudas típicas do bioma.
Mariana Araguaia - Graduada em Biologia
https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/15-abril-dia-nacional-conservacao-solo.htm