ÉTICA E CIDADANIA (Aula de religião)


"Deus observa tanto os homens de bom coração como os maus, todavia Ele não suporta quem ama e pratica a violência. ” Salmo 11.5
“Os enganadores e os violentos são rejeitados por Deus. E os mentirosos serão destruídos.” Salmo 5.6

Desde muito tempo a Bíblia relata atos de crueldade, mas nunca houve um tempo como o que estamos vivendo! Uma época onde os crimes se revelam com requintes de maldade como nunca antes visto. Guerras, atentados, sequestros, assassinatos, filhos matando seus pais, pais matando seus filhos, lares destruídos, busca a qualquer preço por dinheiro e poder. Uma época que representa bem o que Jesus se referiu. Vivemos numa espécie de “cultura do crime” onde ouvir sobre assassinatos e mortes passou a ser algo relativo, normal. Os filmes e os jogos virtuais acabam produzindo um idéia de que matar é necessário, pois, para vender seus produtos insistem na fórmula das cenas violentas cheias de sangue e morte para atrair a atenção das pessoas. O que acaba tornando as pessoas insensíveis a questão da violência em nosso país.

Não podemos aceitar este formato social como algo que devamos aceitar sem resistência. Precisamos produzir ambientes de paz, no lar, na escola e na sociedade, eliminando as atitudes egoístas, estabelecendo uma cultura de paz, amor e respeito entre todos, independentemente das diferenças raciais, religiosas, econômicas, políticas ou de gênero.

Causas do aumento da violência
Um dos aspectos dessa crescente onda de violência no mundo é o distanciamento das pessoas de Deus, associado a falta de fé e a desesperança. A humanidade em função da corrida alucinante para ter as coisas, tem se esquecido da sua essência espiritual, tornando-se materialista e sem amor ao próximo.

Crimes são cometidos todos os dias e muitos deles ficam sem punição ou são abrandados ou abreviados por penas leves, e isto, tem dado a sensação de impunidade e de que nossas leis são fracas e incapazes de punir, a ponto de diminuir a criminalidade. Infelizmente, matar, roubar, estuprar, etc, tem se tornado algo normal para muitas pessoas, isto é fruto de uma consciência coletiva que está cauterizada pelos problemas sociais do nosso país.

Somam-se a estes fatores, a corrupção na classe política, ou seja, aqueles que deveriam representar o povo, estão envolvidos em desvios de verbas milionárias e negócios sujos que mancham a imagem da nação brasileira. A educação tem sido vítima dessa “violência social” e os índices de evasão escolar e do ensino brasileiro, são vergonhosos, a maioria das escolas públicas estão sucateadas, faltam professores e os poucos que ainda atuam estão desmotivados com os baixos salários... O resultado já estamos colhendo há mais de duas décadas um país mergulhado numa crise moral, ética e social que desencadeou uma crise financeira... Como diz a Bíblia:

“Quando os justos governam, alegra-se o povo; mas quando o ímpio domina, o povo sofre.” Provérbios 29:2

A verdadeira paz
É impossível produzir uma cultura de paz, com base apenas em conceitos humanos. Visto que a paz que os homens tanto desejam tem como premissa a razão da sua essência: Deus! Todavia, a verdadeira paz, só é possível a partir da compreensão de que o homem sem Deus ou negando a sua presença ou existência nunca chegará ao seu objetivo. Somente pelo poder do amor que Dele vem é possível se compreender o outro. Quando as pessoas começarem a enxergar o próximo como o Criador enxerga, assim, entenderão que a PAZ é possível. Fora desse conceito a humanidade continuará andando em círculos, sem perceber que o caminho mais fácil e rápido para se chegar a VERDADEIRA PAZ é através do seu filho Jesus Cristo! Amém! 

Prof. Josean Dantas