

A maioria dos desenhistas contemporâneos vive de seus trabalhos artísticos, que são usados em livros infantis, propaganda, jornais e revistas. Os artistas de lápis, tinta e aerógrafo tradicionalmente dominaram este campo.
Os computadores alteraram a indústria dramaticamente, e hoje, quase todas as ilustrações comerciais são produzidas com eles. Porém, as técnicas tradicionais de ilustração ainda são populares, particularmente no campo literário. Guache, óleo, pastel, xilogravura, linogravura e pincel são algumas das técnicas tradicionais.
Não existem qualificações formais para que alguém se torne um desenhista. Porém, vários desenhistas renomados prestaram alguma escola de arte ou colégio dessa espécie e foram treinados em várias técnicas de desenho diferentes. Colégios artísticos e universidades oferecem cursos específicos para desenhistas, dando origem a um novo trajeto para a profissão.
Vários desenhistas são freelancers, comissionados pelos publicadores (de jornais, livros ou revistas) ou pelas agências de publicidade (propaganda). A maioria das ilustrações técnicas ou científicas também é conhecida como "informação gráfica". Entre os especialistas de informação gráfica estão os desenhistas médicos que ilustram a anatomia humana, o que requer vários anos de treinamento médico e artístico.
Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Desenhista