Os alunos do 5° Ano estão vivendo momentos de profunda transformação no saber e esse progresso tem sido acompanhado de perto pela Professora Verônica Trindade que através das aulas e seminários promove o desenvolvimento educacional dos futuros médicos, administradores, engenheiros, repórteres, professores, etc.
Auto Conhecimento
Afinal, por que é tão importante conhecer a si mesmo? Qual o papel do educador no incentivo pelo autoconhecimento com seus alunos?
Nossa coluna busca propor a reflexão dos educadores em relação ao seu papel e desafiá-los a melhorar, pessoal e profissionalmente, a cada dia, através de novas estratégias e desafios que precisam ser enfrentados no cotidiano da profissão. Por isso, é imprescindível que falemos sobre as missões desse profissional, tão fundamental para a sociedade.
Promover o autoconhecimento é uma dessas missões. Mas, afinal, o que é autoconhecimento e por que ele é assim tão fundamental? Para responder a essas questões, precisamos voltar um pouco na História. Sócrates, um dos mais importantes filósofos gregos, adotou como base de seus pensamentos a máxima que podia ser lida na entrada do Oráculo de Delfos: "Conhece-te a ti mesmo".
Sócrates acreditava - e passou tal
crença a seus discípulos - que somente o autoconhecimento poderia
promover a evolução do Homem. Quando conhecemos nossos pontos fortes,
fracos, nossas emoções e preferências, entre outros, sabemos como agir e
no que buscar melhorar. Uma das missões do professor é promover o
autoconhecimento do aluno. Trata-se de um processo no qual a pessoa se
percebe e determina uma identidade, que lhe dê um senso de estabilidade
perante um mundo em mudança, interno ou externo.
Como se
constrói o autoconhecimento? Com bom senso, auto-observação, alianças
seguras, senso contínuo de desafio, ambiente favorável para o exercício
de escolhas. E se destrói por atitudes como o descaso, a ironia, os
gritos, a postura corporal negativa, e o menosprezo.
Temos de nos perguntar qual modelo representamos para nossos alunos. Educar é muito difícil, pois ensinamos autocontrole pelo nosso próprio comportamento. Precisamos promover a aceitação do aluno como ser humano, entendê-lo e respeitá-lo incondicionalmente, mas isso não significa que precisamos aceitar qualquer comportamento seu. O aluno é um ser em processo e temos que adotar estratégias que criem desafios e o estimulem.
Inspirar o aluno a ter atitudes boas, como buscar melhorar sua letra, comportar-se adequadamente, respeitar a todos, ler corretamente com
uma a voz em um bom volume e entonação, entre outros,
faz parte da construção do Projeto de Vida. Tais ações influenciarão na
futura vida profissional dos alunos.
O que nos tornamos na vida adulta é em grande parte uma continuação do que nos acostumamos a ser na escola, e todos os professores colaboram para a formação deste ser adulto que convive na sociedade. E o que eles farão lá na frente irá interferir no mundo que nós mesmos viveremos. Vamos refletir e trabalhar para que nossos alunos sejam, ao invés dos melhores DO mundo, os melhores PARA o mundo.
Fonte: http://educacao.uol.com.br/colunas/leo-fraiman/2014/09/25/professor-tem-a-missao-de-promover-o-autoconhecimento-do-aluno.htm
Auto Conhecimento
Afinal, por que é tão importante conhecer a si mesmo? Qual o papel do educador no incentivo pelo autoconhecimento com seus alunos?
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh5FZ5V9_jIJN9Tmcw2mP9UzGoMySpT_1R4UHsFV2IE1chMXy9ZBqPvN6U37zi7dt5-TIBGkkWT3VrJmhymse5wqTifjmiJNa_vDLNFF93ueC61iKsuLa-2lvgtt1n_VhQ4-nJDye5GlYw/s200/IMG-20160311-WA0003.jpg)
Promover o autoconhecimento é uma dessas missões. Mas, afinal, o que é autoconhecimento e por que ele é assim tão fundamental? Para responder a essas questões, precisamos voltar um pouco na História. Sócrates, um dos mais importantes filósofos gregos, adotou como base de seus pensamentos a máxima que podia ser lida na entrada do Oráculo de Delfos: "Conhece-te a ti mesmo".
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhDF37RqteHfcZY5qy2zLHXQBGHMdyDPX2oE-mWSDVnQSrOLbA3EN5w9GSzA4kkC9fbx4joxICZlDgrgSH9uc77rVwdO4Rg4sjhQmuR4ynLsCGEEYDKM4eKkmoawAi7s4U8-E8r2uLujBM/s200/IMG-20160311-WA0005.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjpeKqCr__JBaiovV-lpix12VRDCHoD0Xy4zPhU_17AQ6GUpsac_RQ4L5UTk21nJWTKPbd9LR0Rtz01j9yXg82Leg2vVNORzERLrasNfr7Wrl67sfysnNkBuamVMJ-1w_B0E7TS6dyqKv4/s200/IMG-20160311-WA0006.jpg)
Temos de nos perguntar qual modelo representamos para nossos alunos. Educar é muito difícil, pois ensinamos autocontrole pelo nosso próprio comportamento. Precisamos promover a aceitação do aluno como ser humano, entendê-lo e respeitá-lo incondicionalmente, mas isso não significa que precisamos aceitar qualquer comportamento seu. O aluno é um ser em processo e temos que adotar estratégias que criem desafios e o estimulem.
Inspirar o aluno a ter atitudes boas, como buscar melhorar sua letra, comportar-se adequadamente, respeitar a todos, ler corretamente com
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiN5dJjqIlmws_l1RAoygj2h23baMR_DJuiT-4VpVCmPqUfhZTrGqJQshLztNW20Xx41tMvpQYaLbRXuVLkWe2e6IPIm8HxdOvNGmOZJziGyM7dlmcX2autNIxZ9Tpb72em7CI-e0yuSxQ/s200/IMG-20160311-WA0007.jpg)
O que nos tornamos na vida adulta é em grande parte uma continuação do que nos acostumamos a ser na escola, e todos os professores colaboram para a formação deste ser adulto que convive na sociedade. E o que eles farão lá na frente irá interferir no mundo que nós mesmos viveremos. Vamos refletir e trabalhar para que nossos alunos sejam, ao invés dos melhores DO mundo, os melhores PARA o mundo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjQWrShPgCRe6aiOEs7YuiVggVzgre0UPzVVKgQWMAta_MUui4x0Y8U-UtVceVdspOrEcw3PYHuwbRSnHBuGMwTW0fdbP4imaZ2U4yF8-mFAXRwBiqtZG1s7JTm1qHcvpLMsjxGGvjwnvM/s200/IMG-20160311-WA0009.jpg)