Bombeiros: O socorro na hora do incêndio...

Bombeiro apagando chamas de casaO Dia do Bombeiro foi criado para homenagear esse profissional que salva vidas todos os dias. No Brasil, a classe é dividida em várias áreas dependendo do tipo de trabalho desenvolvido, como o militar, civil, industrial etc. Mas todos eles recebem homenagens na mesma data.
Contudo, além do dia nacional do bombeiro há também o dia internacional destinado a esse profissional. Ambas as datas comemorativas possuem uma história que conta suas origens e como foram decretadas. E são esses detalhes que você vai conhecer nesse artigo.
Além disso, o Estudo Kids explica qual a função desse profissional dentro da sociedade brasileira. Também explica como essa data pode ser comemorada nas escolas, especialmente na educação infantil. Por fim, ainda há um conteúdo sobre as possíveis mensagens que podem ser utilizadas nessa data especial.
Tudo isso para engrandecer e agradecer ao bombeiro pelo trabalho prestado aos cidadãos. Ensinando desde cedo as crianças a importância desse trabalhador, como eles são nossos amigos e as grandes lições que se pode tirar de um serviço grandioso como esse.

Dia do bombeiro brasileiro

Cada país tem suas características, jeitos de administrar e sua história. Por isso que em Portugal, o dia dos bombeiros é comemorado no dia 11 de novembro. Já no Brasil, o Dia Nacional do Bombeiro é celebrado todo dia 2 de julho. E a data foi escolhida devido a um fato histórico ocorrido ainda no Brasil Império, envolvendo o então imperador Dom Pedro II.
O Dia do Bombeiro foi criado para homenagear esse profissional (Foto: depositphotos)
Com a chegada da Família Real no Brasil, em 1808, os portugueses trouxeram muitos de seus costumes e de serviços comuns de Portugal para a capitania. No entanto, foi só em 1856 que Dom Pedro II assinou um decreto que instituiu a corporação do Corpo de Bombeiros em solos brasileiros.
Esse decreto foi assinado exatamente no dia 2 de julho e por isso a data ficou sendo considerada como o Dia Nacional do Bombeiro. Apesar disso, a instituição criada no século 19 possuia características bem diferentes das existentes atualmente.
Por exemplo, o objetivo da criação do Corpo de Bombeiros por Dom Pedro II era diminuir os incêndios que ocorria no Brasil Império. Pela falta de informação, esses acidentes eram comuns na época e o surgimento dessa corporação tinha como função dar conta dessas situações.
Talvez seja por isso que muitas pessoas só enxerguem os bombeiros como profissionais capazes de controlar o fogo. Mas não é só essa a função de um profissional dessa área. Seja civil ou militar, o bombeiro trabalha para salvar vidas, independentemente se são humanas ou animais.


Fonte: https://www.estudokids.com.br/dia-do-bombeiro-brasileiro/