Dia de finados - O que significa?

O Dia de Finados, também conhecido como Dia dos Mortos ou simplesmente Finados, se trata de um feriado religioso, dedicado a orações e homenagens aos que já se foram. Aliás, a palavra “finados” significa exatamente isso, algo que finou, findou, acabou ou morreu.

No Brasil, por exemplo, o Dia de Finados faz parte de um costume católico e consiste em visitar as sepulturas dos entes queridos que já morreram e enfeitar seus túmulos com flores. As pessoas também acendem velas por suas almas e rezaram por eles no cemitério.

Conforme registros históricos, a tradição foi instituída pela Igreja Católica no século 10 e diz que os vivos devem interceder pelas almas que estão no purgatório esperando a purificação.

Mas, o costume é mais antigo do que se imagina. Desde o século 2, ao que tudo indica, já se tem indícios de cristão que rezavam por seu falecidos, visitando os túmulos dos mártires e pedindo pelos que já morreram.

Aos poucos, então, a Igreja foi aderindo ao costume e no século 5 já era costume dedicar um dia do ano para rezar por todos os mortos, especialmente pelos quais não tinham família e ninguém se lembrava de pedir por suas almas.

Todos os segmentos religiosos comemoram o dia de finados? 

Não! Os cristãos evangélicos, acreditam que depois da morte segue-se o juízo, conforme a orientação bíblica. Não há problema nenhum em relembrar a vida do ente querido que partiu...  O que contraria a Palavra de Deus é a oração pela alma do falecido, visto que após a morte a alma não existe mais, então ela não necessita de intercessões visando uma "purificação" ou um alento caso ela esteja no purgatório. Aliás, o ambiente de purgação não é citado na Bíblia e foi criado pela Igreja Católica pra reforçar a idéia de vida contínua da alma. A alma assim como o corpo é finita. A parte imaterial que volta para Deus é o Espírito do homem e não há nenhum relato bíblico de que este fique vagando em busca de "paz". O homem é um ser trino (Espírito, alma e corpo).  Os cristãos evangélicos costumam celebrar a vida! E a única morte que é enaltecida pelo segmento é a de Cristo Jesus para salvar a vida de todos que Nele crer!

E, assim como aos homens está ordenado morrer uma só vez, vindo, depois disso o Juízo, 28assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitas pessoas; e aparecerá segunda vez, não mais para eximir o pecado, mas para brindar salvação a todos que o aguardam! Hebreus 9.27-28

Esta é a lei da vida. Morre o corpo, volta para o pó de onde foi tirado (Génesis 2:7). O espírito abandona o pó e volta para Deus, que o deu (Eclesiastes 12:7; Génesis 2:7; Salmo 146:4). Espírito para Deus, pó para o pó, de onde veio.

Que o próprio Deus da paz vos santifique integralmente. Que todo o vosso espírito, alma e corpo sejam mantidos irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Aquele que vos chama é fiel, e Ele também o fará. Pedido de oração e saudação final … I Tessalonicenses 5.23-24


Fonte: https://segredosdomundo.r7.com/dia-de-finados-o-que-significa-e-porque-e-celebrado-em-2-de-novembro/