22 de Abril de 1500 - Dia do descobrimento do Brasil

Em pleno oceano Atlântico, a armada afastou-se da costa africana e tomou o rumo sudoeste. A 22 de abril de 1500, marinheiros deram o grito de “terra à vista”. Por ser domingo de Páscoa, a elevação avistada recebeu o nome de monte Pascoal. No dia 24, a esquadra se abrigou num porto natural, batizado como Porto Seguro (no local hoje conhecido como baía Cabrália). Era na costa do que é atualmente o estado da Bahia.

Os portugueses permaneceram na Ilha de Vera Cruz (primeiro nome dado ao novo domínio) até 2 de maio. Em contato com os nativos, colheram muitas informações sobre o desconhecido território. O escrivão da frota, Pero Vaz de Caminha, em carta dirigida ao rei, relatou o descobrimento. Cabral ordenou o regresso da nau de Gaspar de Lemos a Portugal, levando a boa notícia. A carta de Pero Vaz de Caminha é considerada a certidão de nascimento do Brasil.

Por muito tempo, historiadores afirmaram que a frota de Cabral se desviou do rumo previsto devido a calmarias e tempestades. Assim, a chegada à costa brasileira teria sido obra do acaso. Hoje essa versão está desacreditada. Fazia parte da missão de Cabral tomar posse da nova terra em nome da coroa portuguesa.

Fonte: https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/Pedro-%C3%81lvares-Cabral/483138#289542