Roberta Maranhão: Uma história de amor a educação, regida pela Fé!


O blog  ICC entrevista este mês, a professora Roberta Maranhão, licenciada em Matemática há 19 anos e que por mais de uma década e meia lecionando no Intelectual, teve suas atividades como educadora temporariamente paralisadas para tratar um câncer. Esta foi sem dúvida a equação mais difícil que a notável professora teve que resolver. E nesta entrevista vamos ficar sabendo como ela venceu a doença, os momentos de dor, a presença da família e como ela está atualmente. Uma história de muita superação!  

Blog: Porque você decidiu ser professora, quais os fatores que lhe motivaram a escolher a profissão? 
Roberta:Admirava a forma de trabalhar da minha ex-sogra Fátima Costa e isso me incentivou a escolher essa profissão.
Blog: Na sua opinião, por que a educação no Brasil, vem se deteriorando?
Roberta: A falta de investimentos e a má gestão por parte dos nossos representantes colaboram para a ineficiência no ensino em nosso país. O resultado dessa negligência é a crise em todos os setores da sociedade.
Blog: Sabemos que você enfrentou um
câncer e o venceu. Como foram estes dias? Qual ou quais os ensinamentos assimilados por você nesse período? Qual a importância da família, dos amigos nesses momentos?
Roberta: Quando fui diagnosticada com câncer de mama, foi como receber uma sentença de morte. Já estava sofrendo por causa de Fátima, pois a mesma estava enfrentando essa doença.
Tive muito medo. Era uma situação nova para mim, pois ninguém da minha família havia enfrentado esse problema. Depois de receber o diagnóstico tive outra grande tristeza: era necessário me ausentar da sala de aula para fazer o tratamento.
Por outro lado, em meio a desafios diários, pude extrair ensinamentos preciosos. Hoje estou curada, optei por viver. Sabia que dentro de mim havia um “gigante” tentando me derrubar. Necessitava me defender. Meu próprio corpo, mesmo debilitado e enfraquecido, exigia essa reação. Foi quando descobri um outro “gigante” ainda maior que em mim também habitava. Sem ele era impossível vencer. Seu nome era Fé!”
Apesar de ter sido um momento de turbulência, principalmente depois de descobrir a metástase, o médico ter afirmado que o câncer iria se espalhar pelo meu corpo, foi um momento de muitos aprendizados. Pude ver a operação de Deus na minha vida. Eu já sabia, mas pude ter certeza de que quando a medicina diz que não há mais solução é a hora que Deus opera o milagre.
Durante todo o tratamento fui agraciada pela companhia e as palavras de incentivos de meus amigos, familiares e alunos. Foram momentos difíceis, porém eu sentia que não estava sozinha durante essa trajetória. Quantas vezes saía da quimioterapia e fazia questão de passar pela escola para rever os alunos e colegas de trabalho. Em cada abraço que recebia me sentia fortalecida e tinha a certeza de que toda aquela dor seria passageira. 

Blog: Como vê essa nova fase em sua vida atuando na secretaria da escola?
Roberta: Tenho saudades dos momentos que lecionava, mas esse momento tem sido de muitas descobertas e aprendizado

Blog: Pra quem tem prazer em ensinar como é ficar ausente da docência mesmo por uma causa justa?
Roberta: A sala de aula é o meu segundo lar. Não estou lecionando Matemática, mas contínuo no ambiente escolar e isso me proporciona a oportunidade de continuar em contato com os meus alunos e ensinar valores para a vida. 

Blog: Você já está há quase 20 anos no ICC: há que atribui todo esse tempo de parceria?
Roberta: O compromisso da escola é oferecer educação de qualidade, como esse também sempre foi o meu objetivo enquanto professora, firmamos uma parceria que deu certo. 

Blog: Quais são as suas expectativas para o ano de 2016, no ICC? 
Roberta: As melhores! Acredito no potencial da escola como instituição, na direção da Profa. Fátima Costa, na dedicação e no amor dos professores e na vontade de crescer e se desenvolver dos alunos. 

Blog ICC